No banner in farm
 
INÍCIO| ARTIGOS| EVENTOS | CURSOS | NEGÓCIOS| COMUNIDADES | TÉCNICOS | PACIENTES | SHOPPING

Cadastre-se Editorial Mapa do Site Quem Somos

Submarino

 Cadastre-se
Seja um membro do RADIOLOGY.COM.BR e receba notícias, eventos e muito mais em seu e-mail.

Nome:

E-mail:

Residente em Radiologia?
Sim
Não


 Shopping
TC de Alta Resolução do Pulmão
Técnicas Radiológicas

Radiologia: Perguntas e Respostas: o Pequeno Livro Verde
Radiologia Odontológica

Ultra-Sonografia em Obstetrícia e Ginecologia
Compêndio de Radiologia

Ultra-Sonografia em Obstretrícia e Ginecologia
Segredos em Radiologia

Ressonância Magnética em Ortopedia e Medicina Esportiva
Fundamentos de Radiologia

Fundamentos de Radiologia de Squire
Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

CVarredura em Ultra-Sonografia: Princípios e Protocolos
Paul & Juhl: Interpretação Radiológica


 Fale Conosco

Informações Gerais

Comercial


FAQ - Frequently Asked Questions

Ressonância Magnética

1 - O que é Ressonância Magnética Nuclear?

2 - Que tipo de máquinas são utilizadas para realizar a RM?
3 - O Exame dói?
4 - A RM pode ser realizada em todos?
5 - O que acontece no dia do exame?
6 - O que acontece durante o exame?
7 - Quando eu terei o resultado do exame (laudo)?
1 - O que é Ressonância Magnética Nuclear

Ressonância Magnética Nuclear (RM) é um exame que permite aos médicos exagerarem as estruturas internas do corpo sem o uso de raios-x. Esta tecnologia possibilita aos médicos detectar doenças em desenvolvimento, ou anormalidades mais precocemente. Basicamente a RM utiliza um poderoso campo magnético e ondas de rádio freqüência parecidas com as que transmitem a sua música favorita em FM.

A combinação de campo magnético e rádio freqüência produz imagens muita claras de estruturas do corpo humano como o cérebro, espinha, articulações, coração e outros órgãos vitais.

2 - Que tipo de máquinas são utilizadas para realizar a RM?

O seu exame é realizado numa sala contendo grande máquina de RM que os eu médico chama de "Magneto". A unidade de RM parece um túnel aberto no meio de uma grande caixa. Muitos tipos diferentes podem ser utilizados mas eles trabalham de forma semelhante.

Você será atendido por técnico que solicitará que deite em uma confortável maca que irá suavemente deslocar-se para dentro do magneto onde o scan (exame) será realizado.

Algumas vezes a "bobina", que é apenas um rádio receptor especial, será colocado em torno da porção do corpo a ser estudada (sua cabeça, joelho, fígado. etc.).

Os dados obtidos pelo scan são processados por um poderoso computador que os transforma em imagens muito nítidas que o médico especialista irá interpretar.

3 - O Exame dói?

A RM por si é um procedimento totalmente indolor, virtualmente sem efeitos colaterais. Atualmente milhões de pacientes tem feito esse tipo de exame comprovando ser extremamente seguro. Na realidade a RM utiliza apenas ondas de rádio e magnetização com as quais todos convivemos no dia a dia.

4 - A RM pode ser realizada em todos?

Enquanto a grande maioria das pessoas possa se submeter a este exame sem nenhum problema, algumas não poderão. O especialista ou os técnicos da clínica de RM irão provavelmente fazer algumas perguntas como estas:

- Você pesa mais de .... Kg?
- Você pode ficar deitado estendido por um determinado período de tempo?
- Você sofre de claustrofobia (medo de ficar em lugares fechados)?
- Você está em início de gravidez?

Também, uma vez que a RM usa um poderoso campo magnético rotineiramente você deverá responder as seguintes questões:

- Você tem algum dispositivo implantado no seu corpo como marcapasso cardíaco, clip ferromagnético de aneurisma cerebral, neuroestimulador, aparelho de surdez?
- Você tem algum fragmento ou prótese metálica em seu corpo ou em seus olhos?
Lembre-se que o questionário é um processo de mão dupla. Após responde-lo sinta-se a vontade para fazer qualquer tipo de pergunta sobre o exame a ser realizado. Não receio em fazê-los. OS médicos e técnicos estão a disposição e é parte de seu trabalho respondê-las.

5 - O que acontece no dia do exame?

Reserve em torno de 2 horas do seu dia para o exame embora na grande maioria do casos não demore mais que meia hora. A menos que os eu médico diga o contrário você poderá comer normalmente no dia do exame. Não use maquiagem, uma vez que alguns produtos tem substâncias metálicas que poderão prejudicar a qualidade do exame. Quando chegar a clínica você será orientado a vestir um avental e remover todos os pertences como relógio, carteira, cartão de crédito chaves... etc, e guardá-los num armário chaveado.

É importante não leva à sala de exame nada que possa ser afetado pelo campo magnético. Por exemplo, as informações do seu cartão de crédito poderão ser apagadas se você mante-lo no seu bolso durante o exame.

6 - O que acontece durante o exame?

Você será conduzido pelo técnico para dentro de uma sala onde está o magneto e colocado numa maca, em seguida o técnico irá posicioná-lo dentro do magneto de tal forma que a parte do seu corpo a ser examinada fique pronta. Durante o exame, você poderá se comunicar com as pessoas que estão realizando o exame através de um intercomunicador, e eles estarão acompanhando-o através de uma janela de vidro.

Você pode ouvir alguns ruídos ou sons de batidas feitas pelos técnicos para ajustar a rádio freqüência e outros controles. Se você preferir; o nosso equipamento está equipado com um sistema de som de CD especial, para ditraí-lo durante o exame. Algumas vezes, o técnico irá injetar um medicamento (agente contraste) através de uma injeção. Não se preocupe, caso isto ocorra, você será avisado antes. Este contraste as vezes é necessário para ajudar o médico a interpretar as imagens do seu corpo.

Tudo que você terá que fazer durante o exame, será permanecer o mias imóvel possível. Crianças muito ativas poderão necessitar de medicação relaxante (sedação) antes do início do exame.

7 - Quando eu terei o resultado do exame (laudo)?

As imagens obtidas do seu exame serão documentadas em um filme de impressão a laser e serão analisados pelo especialista. Em seguida será elaborado um relatório para que você encaminhe ao médico que solicitou o exame, a quem caberá as considerações finais.

?
Não conseguiu resolver suas dúvidas através deste FAQ?
Então, envie-nos um e-mail para info@radiology.com.br com suas dúvidas que procuraremos atendê-lo o mais rapidamente possível.
No banner in farm

Importante: As informações aqui contidas são genéricas e apesar de obtidas em fontes científicas confiáveis e seguras, jamais deverão ou poderão ser utlizadas para determinar ou conduzir um caso médico. Recomendamos fortemente que antes da realização de qualquer tipo de exame de diagnóstico por imagem o paciente consulte seu médico, sempre procurando obter todos os esclarecimentos sobre os eventuais benefícios ou eventuais efeitos biológicos.

RADIOLOGY.COM.BR - o site imagem
© 2007 - Radiology.com.br